X
nada
Home
Quem Somos
Contato
Autos
Aviação
Beleza
Casa & CIA
Gastronomia
Imóveis
Eletrônicos
Jóias
Moda
Náutica
Serviços
Viagens
Viver Bem
Monarquia em alto mar
Um requintado modelo do iate Fortuna produzido especialmente para o rei da Espanha impera sobre os mares europeus

Divulgação
Família real espanhola a bordo do iate Fortuna, desenvolvido exclusivamente pela Palmer Johnson Yatchs
Apaixonado por esportes náuticos, o rei da Espanha Juan Carlos I, que costuma participar de importantes competições a vela, foi presenteado com o iate Fortuna, um dos mais potentes e sofisticados modelos de luxo já fabricados. O rei costuma desfrutar de todo o requinte e conforto do barco durante suas viagens com a família pelos mares europeus em direção à ilha de Mallorca, na Espanha, ou Porto Cervo, na Itália. Avaliado em US$ 17 milhões, o iate foi financiado por uma fundação espanhola que tem entre seus membros instituições financeiras, agências de viagens e indústrias.

Desenvolvido em 1979 pela Palmer Johnson Yachts, uma das empresas líderes na fabricação de iates e megaiates de luxo com alta performance, o modelo especial do Fortuna foi exclusivamente projetado para Juan Carlos I. O designer e dono da empresa, Palmer Johnson, desenvolveu um projeto equipando o barco com o mais extremo conforto, tecnologia e agilidade, compatíveis com seus nobres ocupantes.

Divulgação
Modelo padrão do iate Fortuna
Com um motor Volvo penta 2 x 306 hp, turbina a gás e sistema de propulsão a jato, o iate Fortuna da família real espanhola pode chegar a uma velocidade recorde de 52 nós (96 Km/h), enquanto os modelos padrão da linha Fortuna se restringem a 12 nós (22 km/h). O megaiate de Juan Carlos I, de 99 pés (30 m), possui uma autonomia de 500 milhas náuticas (925 km), com tanques de três mil litros para combustível e de sete mil litros para água.

Divulgação
Ambiente do Fortuna padrão, decorado com madeira e piso de carpete
O conforto de um passeio no modelo do iate Fortuna de Juan Carlos I é digno da realeza. Seu interior dispõe de internet, telefone móvel, televisão, rádio, aparelho de DVD, bar e cozinha com despensa para alimentos congelados. As sete cabines para passageiros (quatro com cama de casal e três com duas de solteiro) e as duas para a tripulação possuem toilets com chuveiro, complementando com requinte o ambiente do iate da família real espanhola.

Equipado com toda a segurança e tecnologia, o iate Fortuna possui o sistema VHF (Very High Frequency), capaz de captar as mais altas radiofreqüências entre 30 MHz a 300 MHz. Com um radar preciso, GPS e o sistema de navegação especial NAV PRO, o barco assegura a comunicação da tripulação com outras embarcações e profissionais em terra firme. O piloto pode escolher entre os dois volantes (interno ou do deck) para conduzir o Fortuna, que também disponibiliza a função de piloto automático.

Divulgação
Juan Carlos I conduz o barco Bribon na Copa King’s em Mallorca
O requinte e a tecnologia do sofisticado modelo Fortuna oferecem excelentes condições para os passeios em família de Juan Carlos I, um verdadeiro amante da prática de esportes náuticos. O rei já participou de diversas competições como os Jogos Olímpicos de 1972, quando velejou pela classe Dragão. Até os dias de hoje, ele se dedica ao esporte, como na Copa King’s, da qual participou como parte da equipe do barco real Bribon, no final de julho de 2008, na ilha espanhola de Mallorca.

Assim como a família real da Espanha desfruta de todo o luxo do seu iate Fortuna, outros apreciadores do requinte em náutica podem realizar cruzeiros no mesmo modelo de barco e atracar nas mais belas regiões, como Porto Cervo, no norte da Sardenha (Itália). Ali, a empresa croata Gulet Cruising garante esses serviços oferecendo uma diversidade de iates para passeios turísticos e também a tripulação necessária para atender os passageiros com conforto e segurança sobre as águas mediterrâneas.

Leia também
Vá com seu iate ou alugue um em Porto Cervo
Principal cidade da Costa Esmeralda, Porto Cervo possui um dos clubes de iate mais sofisticados do mundo